FIREBUG: DISCOGRAFIA (PARTE 1)

por Johnny Wazagoo em

Movidos pela paixão pela música jamaicana três músicos paulistas fundaram o grupo Firebug. Formado, em 2002, basicamente por Rodrigo Cerqueira, Felipe Machado e o nova-iorquino-paulistano Victor Rice. O trio começou trabalhando repertório em inglês, visando lançar disco por selos alternativos americanos e europeus...

Antes de mais nada, preciso prender o fôlego pra compendiar a respeito do mentor do Firebug, Victor Rice. Para se ter uma base, o enfático produtor já participou de bandas importantes como New York Ska-Jazz Essemble, Skandalous All-Stars e The Scofflaws, só pra citar alguns exemplos. Além disso, produziu o primeiro disco do Slackers, um do Pietasters, um do Articles e outro do Skavoovie & The Epitones, dentre várias bandas de responsa. Em meados de 1999, Rice passou de fã ao patamar de músico integrante no projeto do CD "Ska Titans" ao lado de, ninguém menos que, Laurel Aitken com os Skatalites! Dessa leva de alto escalão da ilha, Desmond Dekker também já contou com seus serviços. Poderia findar por aqui, mas não. Aqui no Brasil já acompanhou Ultramen, Raggae B (projeto paralelo do Bi Ribeiro do Paralamas). Mais recentemente Rice trabalhou junto ao coletivo Easy Star All-Stars, no projeto de genial fidelidade: "Dub Side of The Moon". E agora, por último, lançou seu terceiro CD solo intitulado "In America". Pô, e tem mais...

Retomando o foco (e o fôlego), eis o trabalho do Firebug. Em 2003 lancaram seu primeiro CD "Firebug" pelas mãos da Radiola Records (nacionalmente distribuido pela Tratore), além disso, a gravadora suíça Leech se encarregou de lançar o álbum na Europa no início de 2004. O trio foi reforçado pelo guitarrista Olivier Dherte, o baixista Bruno "Magrão" Cedola e o tecladista Léo Cunha. Com vinte temas impactantes, cantando didaticamente em inglês e português, o Firebug passeia pelo genuíno ska, early reggae e rocksteady (aquilo que em outras eras seria chamado "blue beat"). Mas não se iluda com uma concepção tradicional do gênero, o disco pode ser considerado um capítulo saudoso e sagaz da musica jamaicana da era-de-ouro de 60 e 70. Até Manu Chao já deu seu aval também, numa histórica apresentação conjunta, no SESC Interlagos. Em caráter nacional, Firebug é certamente incomparável. Autenticidade é causa e não conseqüência!



Dê o play, macaco!
Download | Discogs | Facebook

1. Firebug - Gimme Your Love (3:43)
2. Firebug - Commercialized Man (2:58)
3. Firebug - I'll Be Your Guide (2:46)
4. Firebug - Not Anymore (3:22)
5. Firebug - Strange (But Nice) (3:32)
6. Firebug - Remember (3:01)
7. Firebug - Boarding Time (3:57)
8. Firebug - Pepperspray (3:56)
9. Firebug - The Toughest Way (3:24)
10. Firebug - Barrel of Truth (3:20)
11. Firebug - You And Me (3:09)
12. Firebug - Coming Home (4:08)
13. Firebug - Gimme Your Love (em Português)(3:44)
14. Firebug - Revolta (3:02)
15. Firebug - Estranho (3:27)
16. Firebug - Terminou (3:21)
17. Firebug - Bate-volta (2:54)
18. Firebug - Gimme Your Dub (3:57)
19. Firebug - Coming Dub (4:30)
20. Firebug - Boarding Dub (2:59)

###

No segundo CD, "On The Move" (finalizado em 2006), distribuido pela carioca Deckdisc, praticamente todas as faixas são em inglês, isso para ter maior notoriedade na gringa. A única faixa em português, "Injustiça" traz B-Negão, rimando e clamando em alto e bom tom. B-Negão (ex-Planet Hemp), junto com João Barone, Manu Chao e Bi Ribeiro, já disseram que são fãs de carteirinha do Firebug. O disco ainda resguarda a sonoridade vintage-retrô sem perder o cunho extraordinário. Começaram a trabalhar no disco em 2005, no estúdio El Rocha, em Sampa. Fernando Sanches foi o responsável por essa etapa. Em NY, Victor Rice adicionou a escaleta, o baixo e os teclados. A bateria com timbre mais agudo confere o ar jamaicano na totalidade do som.

O resultado ficou tão bom que convidados internacionais de renome não hesitaram a entrar na festa. Participam do disco o guitarrista Agent Jay, da banda nova-iorquina The Slackers. O sax tenor em várias faixas ficou a cargo do californiano David Hillyard, outro Slacker de responsa (ex-Hepcat e veterano de gravações com o grupo de ska-punk Rancid). No trombone, Buford O’Sullivan, líder dos Scofflaws, outra banda respeitadíssima na cena do ska americano. Preciso falar mais o que? "That´s All Folks!"



Dê o play, macaco!
Download | Discogs | Facebook

1. Firebug - On The Move (2:57)
2. Firebug - The Quest (3:50)
3. Firebug - What They Say (2:35)
4. Firebug - In Gold We Trust (3:00)
5. Firebug - Finding My Way (3:15)
6. Firebug - We Are Not the Same (4:16)
7. Firebug - Anxiety (5:22)
8. Firebug - Keep The Rhythm (2:54)
9. Firebug - Your Guy (2:50)
10. Firebug - Bad Trip (4:23)
11. Firebug & B. Negão - Injustiça (4:43)

salve PedroSó

8 comentários:

  1. Isso eh banda pra sempre levar no seu mp3 mp4 mp5 mp todos q vale apena!!!!

    " palavras de um amigo 13 "

    MORE FYA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito boa de verdade  essa banda arrebenta muito como faço pra baixar esse cd 

    ResponderExcluir
  3. Já lançaram o terceiro: Outra Coisa. amplamente foda, pra mim o melhor dos 3

    ResponderExcluir
  4. Nossa malandragem, que som foda!!! Eu tinha um blog repleto de musicas para download como o seu. Fico feliz em baixar este som maravilhoso mais uma vez... Abraços e continue a espalhar coisas boas.

    ResponderExcluir
  5. Velho, banda muito boa mesmo! Eu só queria saber se vocês tem mais informações sobre eles.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Inexplicável a qualidade deste som. Melhor banda de reggae nacional que já ouvi na vida. É sem palavras o som destes caras, e digno de muito sucesso mundial.

    ResponderExcluir
  7. Acho o Firebug um sopro de vida! O Álbum "On the move" está entre os meus Top 50 Melhores discos de todos os tempos! Acho um desperdício tão grande que as pessoas não conheçam a Banda, é incrível como uma Banda de tanta qualidade passe desapercebida pelo público de seu País.

    ResponderExcluir

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!