MOTOWN MEETS THE BEATLES

por Johnny Wazagoo em

Aproveitando a onda do soul music aqui na Oficina de Macacos, vou postar esta obra-prima da Motown, lançada em 2001, homenageando os Beatles com uma maravilhosa seleção dentro de seu universo do soul/R&B... Mas antes, nada mais justo que apresentar a Motown. Bom, a Motown Records é uma gravadora americana fundada em 1959 que ficou famosa por apresentar muitos artistas de qualidade nos anos 60. Ficou conhecida por seu estilo próprio na época, que era chamado de "The Motown Sound", era um soul característico que se diferenciava pela presença de pandeiros e percussões adicionados aos instrumentos de sopro - alem de enquadrar técnicas de orquestração às suas sessões de estúdio. Outra técnica pouco usada na época que foi aderida pela Motown, era a linha de backing-vocals que seguiam o estilo "canto-e-resposta", que basicamente repetiam frases inteiras ou alguns versos, originário na música gospel.

Até o surgimento do chamado "Hip-Hop moderno", foi a mais importante lançadora de artistas negros ao mainstream. Além disso foi a pioneira a por a "cara pra bater", erguendo a bandeira de artistas que queriam ser a voz do povo, ou seja, carregavam temas sócio-políticos e, quase sempre, acabavam colocando a poesia em segundo plano. Madrinha de muitos artistas de grande sucesso, como: Jackson Five, Diana Ross, Marvin Gaye, The Temptations e Stevie Wonder, também criaram os chamados "girl groups" - com vocalistas femininas telentosas, bem representado por Martha & the Vandellas e The Supremes. Contavam também com uma excelente banda de estúdio, "The Funk Brothers". Neste tributo, a Motown reuniu alguns destes representantes - que ilustram seu catálogo - para "só" tocar clássicos dos Beatles. Disco muito bem produzido, indispensável para qualquer amante da boa música. Sonzeira de primeira qualidade, para dançar, cantar e divulgar. Balance o cabelo black power e suje a barra da calça boca-de-sino ao som dessa pedrada!

"Esse é um disco que deixa diferentes impressões. Quando se vê a proposta do disco pode-se pensar que é mais um dos muitos tributos a Beatles, que muitas vezes são belas jogadas de vendas, mas não apresentam grande conteúdo. Mas esse álbum impressiona pela variedade, pelos grandes artistas, e pelo desafio. Arranjos arrojados, em minha opinião algo difícil de fazer, tratando-se de Beatles. Adorei os timbres e efeitos clássicos de guitarra, vocal e teclado do disco. É uma verdadeira aula de vocal! Incríveis harmonias de backin vocal, timbres maravilhosos. A base e a fonte inesgotável de influência em toda a música pop atual. Dica: dê uma pequena aumentada nas freqüências graves de seu equalizador e viaje nas linhas de baixo!" ~Raphael “Cabeça” Martini (amigo e frequentador da Oficina).


Dê o play, macacos!
"[2001] Motown Meets The Beatles"

1. The Supremes - Hard Day's Night (2:22)
2. The Four Tops - Eleanor Rigby (3:06)
3. Stevie Wonder - We Can Work It Out (3:19)
4. Temptations - Hey Jude (3:33)
5. Marvin Gaye - Yesterday (3:27)
6. Diana Ross - The Long and Winding Road (3:27)
7. The Supremes - Come Together (4:11)
8. Syreeta - She's Leaving Home (4:23)
9. The Supremes - You Can't Do That (2:32)
10. The Four Tops - The Fool on the Hill (3:28)
11. The Four Tops - Michelle (3:14)
12. Smokey Robinson & the Miracles - And I Love Her (2:40)
13. Martha Reeves & The Vandellas - Something (2:49)
14. Gladys Knight & The Pips - Let It Be (3:33)
15. Diana Ross - Imagine (3:04)
16. Jr.Walker - My Love (5:08)
17. Edwin Starr - My Sweet Lord (4:09)
18. Barret Strong - Money (That's What I Want) (2:36)
19. Smokey Robinson & The Miracles - You've Really Got A Hold On Me (2:57)

0 comentários:

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!