HORACE ANDY

por Johnny Wazagoo postado
"MR. BASSIE"


Nascido em Kingston no ano de 1951, Horace "Sleepy" Andy é atualmente considerado dono da voz mais autêntica dentre as personalidades do reggae. Começou sua carreira com o álbum "Blackman's Country" e "I May Never See My Baby", ambos gravados em 1967, produzidos por Phil Pratt. Sleepy como era conhecido na época tinha apenas 17 anos. Mas só anos depois, quando conheceu o lendário produtor Clemend "Coxsonne" Dodd, sua obra ganhou força mesmo. Clássicos como "Skylarking", "See a Man's Face" e "Every Tongue Shall Tell", que representam bem essa fase iluminada, foram posteriormente gravados no LP "Skylarking" com o selo Studio One de Coxsonne. A voz de Horace Andy estava estreitamente associada ao Dub, seus harmoniosos falsetes serviram de base musical para diversos trabalhos dos novos artistas do gênero. Durante a primeira metade dos anos 70, Horace já tinha trabalhado com vários produtores de alto escalão como: Bunny Lee, Tappa Zukie, King Tubby, Derrick Harriot e chegou a gravar com Aston Barret junto com The Wailers. Sucessos que foram adicionados aos sound-systems e permaneceram ali por muitos anos.

Em 1977, uma série de sessões com o produtor Everton DaSilva (nome de brasileiro, mas é jamaicano também) resulta no fantástico disco "In The Light" (que também teve sua versão Dub), chegando a ser taxado como seu mais importante disco. Muitos especulavam que DaSilva e Horace tinham formado uma grande parceria, que daria "belos frutos". Infelizmente isso não chegou a acontecer, pois a jovem parceria foi interrompida dois anos depois, com o assassinato de Everton DaSilva, em 1979.

Na década de 80, o reggae tinha marcado seu território na ilha e já tinha vários seguidores. Agora muitos produtores queriam novamente a voz de Andy para seus trabalhos, assim foi com King Jammy (filho de King Tubby), com os irmãos Sly & Robbie e com o novato Bobby Digital. Nesta fase surgem as primeiras experiências com sintetizadores e efeitos digitais nas canções do cantor jamaicano. E foi com o cd "Dance Hall Style" que o selo novaiorquino Wackies se apresenta impressionando muitos da crítica.

O disco que vou postar é de sua fase, crucificada por muitos e ao mesmo tempo elogiada por tantos, os anos 90. Horace Andy já estava sobrevoando com certa franqueza nos ares da era digital. Respeitosas produções marcaram essa arrojada fase. Uma delas com o inglês Mad Professor, em "From The Roots", outra com Mafia & Fluxy, no raríssimo album "Horace Andy Sings Bob Marley" e a digna desse post: "Mr. Bassie". Neste álbum, de 1998, os destaques são: "Ain't No Sunshine", música de Bill Withers, de 1971, que foi regravada por vários artistas; "New Broom", que até Jorge Du Peixe, em seu projeto paralelo Los Sebozos Postizos, toca em seus shows; "Funny Man" e "Mr. Bassie", também são ótimas. Horace Andy passeia tranquilo no deserto que é o reggae: Sem fronteiras e cheio de miragens!


Dê o play, macaco!
"[1998] Mr. Bassie"

1. Horace Andy - Fever (3:46)
2. Horace Andy - Mr. Bassie (4:09)
3. Horace Andy - Mother And Child Reunion (2:42)
4. Horace Andy - Conscious Dreadlocks (2:16)
5. Horace Andy - Oh Lord,Why Lord (3:06)
6. Horace Andy - Child Of The Ghetto (2:23)
7. Horace Andy - Ain't No Sunshine (1:53)
8. Horace Andy - New Broom (2:47)
9. Horace Andy - Come Into My Life (2:39)
10. Horace Andy - I May Never See My Baby (2:44)
11. Horace Andy - See A Man's Face (2:27)
12. Horace Andy - Slacky Tidy (3:13)
13. Horace Andy - Just Don't Want To Be Lonely (2:43)
14. Horace Andy - Funny Man (2:51)



5 comentários:

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!