THE ROOTS: RISING DOWN

por pitera postado

Na arquitetura do rap, nada é tão importante quanto o discurso. Em alguns artistas e grupos, isto sobrepõe até mesmo qualquer construção sonora, arranjos, melodia. O The Roots sempre foi conhecido pelo seu claro interesse em experimentar uma outra concepção, mesmo que tortuosa do gênero. Não à toa, chamaram atenção no final dos anos 1980 quando introduziram elementos de jazz no hip-hop. Neste novo disco, Rising Down, a banda continua antenada com novos sons, mas seu discurso está mais afiado, quase paranoico.

O grupo atualizou as rimas para uma análise mais contemporânea da sociedade, dos subúrbios. E, trouxe ainda, para essas rimas um experimentalismo que torna difícil o acesso ao som da banda. Esta acepção que têm, faz do Roots uma banda ao mesmo tempo intimista e sectária. É evidente o intuito em dialogar com outras esferas, mas no - mais uma vez - discurso das rimas, eles parecem não enxergar uma outra proposição. Até a capa do disco carrega uma imagem declarada de ataque, com um demônio negro amedrontando pessoas brancas. A vitória pelo medo.

Este é o décimo disco do The Roots (lançado pela Def Jam, em 2008), formado no início dos anos 90, na Filadélfia. O som deste disco carrega melodias de considerável peso, soando ao mesmo tempo denso. A bateria de Ahmir "?uestlove" Thompson, a verdadeira "cozinha" da banda, continua com o groove de sempre e as batidas de peso. "Politicamente falando, este é o disco 'mais incendiário' do The Roots." (palavras do próprio ?uestlove). Musicalmente, também. Se há personalidades responsáveis por manter o movimento vivo, a chama acesa, estes caras podem ser facilmente apontados. Carregam nas costas a responsa de misturar jazz com hip-hop, basicamente, com feito com microfone, guitarra, bateria e baixo.

O disco conta ainda com várias participações. Os convidados mais expressivos são Mos Def, Styles P, DJ Jazzy Jeff, Saigon, Talib Kweli, Common e Chrissete Michelle. Além destes, ainda estão no álbum Dice Raw, Malik B e Peedi Crakk, caras que já têm uma história de trabalhos anteriores com a banda.. Os destaques do CD ficam para as músicas "The Show" e "Rising Up".



Dê o play, macaco!
Download | Discogs | Facebook

1. The Roots - The Pow Wow (1:15)
2. The Roots - Rising Down (Feat. Mos Def and Styles P) (3:40)
3. The Roots - Get Busy (Feat. Dice Raw and Peedi Peedi) (3:29)
4. The Roots - @15 (0:51)
5. The Roots - 75 Bars (Black's Reconstruction) (3:15)
6. The Roots - Becoming Unwritten (0:36)
7. The Roots - Criminal (Feat. Truck North and Saigon) (4:08)
8. The Roots - I Will Not Apologize (Feat. Porn and Dice Raw) (4:34)
9. The Roots - I Can't Help It (Feat. Mercedes Martinez and Dice Raw) (4:39)
10. The Roots - Singing Man (Feat. Porn, Truck North and Dice Raw) (4:07)
11. The Roots - Unwritten (1:22)
12. The Roots - Lost Desire (Feat. Malik B. and Talib Kweli) (3:58)
13. The Roots - The Show (Feat. Common and Dice Raw) (3:44)
14. The Roots - Rising Up (Feat. Wale and Chrisette Michele) (4:23)
15. The Roots - Birthday Girl (4:05)
16. The Roots - Bonus Track (3:18)

salve BoomBap

3 comentários:

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!