GORILLAZ VS. SPACEMONKEYZ: LAIKA COME HOME

por Johnny Wazagoo postado

*NOTA: Mais um disco no qual as infos e downloads disponíveis na rede encontravam-se desorientados e dislexos. Depois de muito viajar vasculhando novas fontes, atualizo o post para sua extraórdinária versão Deluxe Edition - incluindo três bônus tracks inéditas. Também com nova resenha, renovada por seu poderio musical de grande peso. Prestem atenção de cabo à rabo! ~repostado por Johnny Wazagoo

Gorillaz, pelo dicionário: "Macaco antropomorfo, africano, membrudo e muito feroz, e de estatura igual à do homem". Creio que, além de sua reputação meramente apavorante, a mente e comportamento deste nosso primo símio carreguem sempre mais que um grande mistério! A banda britânica Gorillaz, do mentor Damon Albarn (ex-Blur), tenta sem receio aproveitar bem destes enigmas. Entre tentativas, erros e nobres acertos se resume a guinada dos Gorillaz. Sem estampar as proprias rúbricas, sigilosos integrantes fizeram do mistério sua principal injeção de marketing - e a tacada foi boa!

Segundo a história oficializada, "Laika Come Home" é o diário de bordo final da odisseia intergaláctica conduzida por D-Zire, Dubversive and Gavva. Assim nasceu a passageira trupe apelidada Space Monkeyz. Nomes fictícios para integrantes fictícios, empenhados num projeto paralelo de uma banda originalmente fictícia. Mais uma das loucas, ou anormais, idéias que cercam e protegem o "Projeto Gorillaz". E, mostrando que a tacada foi certeira, assim seguiu o trabalho dos Gorillaz (e/ou Space Monkeyz), recheado de invencionismos e inconvencionalismos, por assim dizer. Como pode algo, ao mesmo tempo, ser subjetivo e impessoal e, ainda assim, sair do papel para os palcos? Talvez a questão radial nesta odisséia tenha sido realmente "entrar no papel"! Nesta altura do campeonato, fora convocado ao time não outro senão o desenhista intelectual Jamie Hewlett - responsável pela criação dos personagens, emblemas e teasers. É dele a assinatura da expressividade visual - aspecto que marcou de  vez o bem-sucedido estereótipo do Gorillaz!

Lançado em 2002, pela cibernética Astralwerks, o disco foi alvo de muitas críticas. Nem todas boas, nem todas cabidas. O fato é que este disco abriu o leque das mãos do Gorillaz. Apresentando um nítido reflexo da diversidade e audácia musical imposta pela banda. Desta vez, assumindo o carinho especial às pilastras enrustidas da música jamaicana. Uma obra que passa perto do dub, do chill-out, do trip-hop e de experimentalismos digitais modernos. "Laika Come Home" recriou por inteiro o performático e volátil alter-ego do Gorillaz! Produção honesta, participações volumosas e resultado eloquente - atente-se aos ragga-men de rima originalmente apurada, U Brown e Earl 16. Foco nítido sobre as versões de "Tomorrow Comes Today", "Punk" e "New Genius". Além das quatro maravilhosas raridades que finalizam o disco com classe e estilo! Chega de papo, simbora com o que nos mais interessa: Música!


Dê o play, macaco!
"[2002] Laika Come Home (Deluxe Edition)"

1. Spacemonkeyz & Tina Weymouth - 19/2000 (Jungle Fresh) (5:28)
2. Spacemonkeyz & U Brown - Slow Country (Strictly Rubba Dub) (3:41)
3. Spacemonkeyz & Earl 16 - Tomorrow Comes Today (Banana Baby) (5:29)
4. Spacemonkeyz - Man Research (Monkey Racket) (5:57)
5. Spacemonkeyz - Punk (De-Punked) (5:20)
6. Spacemonkeyz - 5/4 (P.45) (4:26)
7. Spacemonkeyz - Starshine (Dub 09) (5:17)
8. Spacemonkeyz - Soundtrack (Gravity) (Crooked Dub) (5:32)
9. Spacemonkeyz - New Genius (Brother) (Mutant Genius) (5:02)
10. Spacemonkeyz - Re-Hash (Come Again) (6:04)
11. Spacemonkeyz, Earl 16 & U Brown - Clint Eastwood (A Fistful Of Peanuts) (5:53)
12. Spacemonkeyz & Terry Hall - M1 A1 (Lil' Dub Chefin') (5:00)
13. Spacemonkeyz - Slow Country (More Rubba Dub) (5:14)
14. Spacemonkeyz, Earl 16 & U Brown - Clint Eastwood (More Peanuts) (6:38)

 
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES POR EMAIL!

Inscreva seu email para receber nossas atualizações. Garantimos bom conteúdo e nenhum spam!

QUERO FAZER PARTE DO TIME!
Você escreve e quer publicar aqui suas resenhas sobre música? Faça parte do nosso time de colaboradores! Clique aqui para entrar em contato.
ENCONTROU ALGUM LINK QUEBRADO?
Clique aqui para nos informar sobre links quebrados ou qualquer erro ocorrido. Agradecemos e tentaremos corrigí-los o quanto antes.

FACEBOOK

Fique sempre atualizado

Queremos te manter informado! Inscreva aqui seu email e passe a receber automaticamente as nossas atualizações e novidades em sua caixa de entrada!